sábado, 13 de junho de 2009

PRIMEIRA VITÓRIA E TABU QUEBRADO

Rafael Santos comemora seu gol

Gol do zagueiro Rafael Santos, garante triunfo do time do estreante Waldemar Lemos. Furacão nunca havia vencido Sport na Ilha do Retiro em competições nacionais.

O Atlético comemorou o primeiro triunfo no Brasileiro 2009. Além de vencer o Sport por 1 a 0 na Ilha do Retiro neste sábado (13), o Furacão deixou a lanterna na mão do rival Coritiba e ainda quebrou um tabu de jamais ter vencido o Leão em Recife em jogos válidos por competições nacionais.

A vitória atleticana suada teve participação direta do técnico Waldemar Lemos. O técnico estreante da noite mexeu bem no time, colocando Wesley no jogo. Foi na cobrança de escanteio do meia –atacante que Rafael Santos mandou a bola para a rede de Magrão aos 28 do segundo tempo.

O Jogo

Com novo comando técnico, o Atlético de Waldemar Lemos começou disposto a deixar a lanterna do Brasileiro. Liderado em campo por Paulo Baier, que estreava justamente diante do ex-clube, o Furacão lutou, mas não foi suficiente para que os velhos erros do time da época de Geninho surgissem na Ilha do Retiro.

A principal falha deixou Paulo Baier impaciente. O meia pedia o tempo todo para que os companheiros não rifassem a bola na tentativa de fazer a ligação direta defesa-ataque.

O Sport, que não tinha nada com isso, teve as melhores chances de abrir o placar em Pernambuco. Foram duas oportunidades perdidas por Fumagalli. Primeiro aos 9 minutos, o atacante arriscou um chute forte e, para sorte do Atlético, a bola estourou no travessão defendido por Vinícius.

No minuto seguinte, mais uma chance, agora dentro da pequena área. A bola acabou na linha de fundo. O Rubro-Negro paranaense se safou mais uma vez.
A bola parada de Paulo Baier foi o ponto alto do Furacão na primeira etapa. Aos 23, o experiente meio-campista cobrou escanteio pelo lado esquerdo, a defesa do Sport não conseguiu afastar a bola e César teve que se esticar para tirar de cabeça em cima da linha da meta de Magrão.

Além do placar fechado, o jogo foi marcado por muitas faltas. O Atlético saiu no prejuízo com cartões amarelos para Chico e Paulo Baier. No time de Émerson Leão apenas Fumagalli foi advertido com o amarelo.

Na volta para o segundo tempo, Sport veio com uma novidade. Vandinho, revelado nas categorias de base do Paraná Clube, entrou no lugar de Weldon. A mudança de Leão foi uma opção tática.

Nos 10 primeiros minutos, a alteração não mudou o panorama do jogo - muitas faltas e pouca qualidade técnica. O Atlético insistia com a ligação direta, e, quando tentava com a bola rolando, comprometia no toque final. Aos 8 minutos, Chico tabelou com Paulo Baier. O meia forçou lançamento, mas bola correu demais e passou por Patrick.

Vaiado pela torcida do Sport, Paulo Baier deixou o jogo aos 21 minutos. Cansado, o meia foi substituído por Wesley. A bronca da torcida do Leão é porque o meia seria o um dos responsáveis pela saída do técnico Nelsinho Batista, ídolo da torcida do Sport. Aos 25, Waldemar Lemos mexeu novamente no Atlético. Zé Antônio no lugar de Raul, que já tinha cartão amarelo.

Aos 28, Wesley cobrou escanteio, Rafael Santos subiu de cabeça e abriu o placar do jogo. O zagueiro marcou os dois gols do empate com o São Paulo na segunda rodada. Jogo em que o Atlético conquistou o seu único ponto no Brasileiro até então.

Além disso, o gol tirava, naquele momento, o Rubro-Negro paranaense da lanterna e, de quebra, encerrava o tabu de não vencer o Sport na Ilha do Retiro em jogos válidos por competições nacionais. Nos minutos finais, o Sport foi para cima, mas não teve forças para tirar a primeira vitória do Furacão.

Após o apito final, os jogadores do Atlético fizeram uma roda no centro de campo e comemoram o fim do sufoco. Enfim, o futebol paranaense venceu no Brasileiro da Série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário