sábado, 27 de junho de 2009

UFA, 1º VITÓRIA NA ARENA

Paulo Baier de falta faz o único gol do jogo

O Atlético venceu o Corinthians por 1 a 0, na tarde deste sábado (27), na Arena da Baixada, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Paulo Baier, com uma cobrança de falta precisa aos 35 do primeiro tempo, decidiu a partida e deu a primeira vitória ao Furacão dentro de casa no campeonato.

Num jogo marcado mais pelo vigor físico que pela técnica, o Atlético teve o diferencial frente ao Corinthians, que escalou um time de reservas, na precisão de Paulo Baier e na correria de Wesley. Ainda mais num jogo em que praticamente não aconteceram outros chutes a gol certos, fora o que ficou marcado no placar.

O Jogo

Num primeiro tempo marcado pela correria de duas equipes fracas tecnicamente, o Atlético mostrou o diferencial com Paulo Baier e Wesley, destaques do time na partida. Logo aos 4 minutos, o meia-atacante, que entrou no lugar do suspenso Marcinho, deu trabalho para a zaga paulista ao tentar um cruzamento, afastado pela defesa.

O Atlético se movimentava muito bem em campo, ao ponto de não ser raro ver Rafael Moura caindo pela ponta direita, como no cruzamento defendido por Júlio César aos 6 minutos. No lance seguinte, o Corinthians deu o primeiro susto com Marcelinho recebendo de Boquita e batendo cruzado. O atacante Souza não alcançou e a bola se perdeu pela linha de fundo.

Aos 9 minutos, Paulo Baier teve a primeira oportunidade de bola parada. Ele cobrou falta sofrida por Edwin Valencia sobre o gol de Júlio César. Aos 13, foi a vez de Baier cobrar falta na cabeça de Antonio Carlos. O zagueiro cabeceou para fora.

Nem só de bola parada vivia o camisa 10 atleticano. Aos 20 minutos ele deixou Wesley livre, porém a chance foi desperdiçada com um chute completamente torto.

Aos 26 minutos, Marcinho cobra a falta para o Corinthians, a zaga atleticana afasta, Wesley puxa contra-ataque com Márcio Azevedo, que bate cruzado para fora.

Aos 35 minutos, foi a vez de Paulo Baier ir às redes. Em falta pelo lado esquerdo da intermediária, o meia ajeitou a bola e bateu direto no ângulo direito de Júlio César. Foi o primeiro gol dele com a camisa do Furacão. No restante do primeiro tempo, já nos acréscimos, Paulo Baier tentou dois cruzamentos, afastados pela zaga.

Com o resultado adverso, Mano Menezes, técnico do Corinthians, resolveu colocar o Corinthians para cima do Atlético, sacando o meia Marcinho e colocando o atacante Otacílio Neto. Resultou em pressão territorial, mas ela foi pouco aproveitada e ainda deu margem aos perigosos contra-ataques atleticanos.

Aos 3 minutos, Morais arriscou de fora da área e a bola foi longe do gol de Vinícius. Aos 6, Marcelinho bateu cruzada e com perigo uma falta sofrida pelo ex-J. Malucelli Jucilei.

A resposta atleticana veio aos 8 minutos. Zé Antonio avançou na raça pela direita e sofreu falta de Otacílio Neto. Paulo Baier cobrou na cabeça de Rafael Santos e a bola passou perto do gol. Aos 18, Morais cobrou falta para o Corinthians pela direita, Rhodolfo afastou e Marcelinho mandou o rebote para fora.

Paulo Baier recebeu lançamento aos 27 minutos, mas bateu completamente torto. Dois minutos depois, o Furacão teve outra chance de contra-ataque, com Wesley driblando um zagueiro e batendo torto para fora. Aos 35, mais uma vez na contra-carga: Valencia achou Paulo Baier e o 10 errou o chute.

O maestro atleticano teve mais dois atos em campo. Aos 39, lançou Marcio Azevedo. Júlio César saiu no pé do lateral e o rebote sobrou para o estreante Eduardo, que havia entrado no lugar de Rafael Moura no segundo tempo, chutar fraco. Aos 40, aplaudido, Paulo Baier deixou o gramado.

Ao atacar desordenadamente tentando o empate a qualquer custo, o Corinthians ainda deu um susto aos 47, com Lulinha desperdiçando uma jogada na área com um chute completamente torto.

Com a vitória, apenas a segunda em oito jogos, o Atlético vai aos oito pontos e antes dos resultados dos jogos das 18h30, o time assume a 13ª colocação e fica fora da zona de rebaixamento.

O Atlético volta a campo no próximo domingo (5) às 16h contra o Grêmio no Olímpico, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário